top of page

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - no trabalho

​PASSO 2: O que é?

 

                                                       (O assédio sexual é definido por lei como o ato de “constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. Exemplo: “vamos sair comigo hoje e conversamos sobre a sua promoção”. “se você me desse mais confiança teria mais oportunidades na empresa”, elogios que deixam a mulher constrangida.)

 

 

                                                 (se dá quando a mulher é exposta a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Muitas mulheres são vítimas desse tipo de assédio durante a gestação, durante esse período são expostas a situações de ócio no trabalho como uma espécie de punição pela gravidez. Exemplo: cobrança excessiva de metas, controle extremo, deixar a mulher sem nenhuma função e trabalho, expor a funcionária diante de outras funcionários ou clientes, chamar a mulher por apelidos constrangedores.)

 

                                                                                                                    (será identificada com piadas,  de cunho machista no ambiente de trabalho. Exemplo: “tinha que ser mulher” ou deixar de promover por ser do sexo feminino.)

 

bottom of page